sexta-feira, 29 de maio de 2009

América Central



Relevo

A América Central é uma área com muitas montanhas e uma das regiões com grande número de vulcões ativos. O relevo sobe da estreita região costeira do oceano Pacífico para as cristas das montanhas e desce gradualmente para uma vasta região que se estende ao longo do mar do Caribe. O canal do Panamá liga os oceanos Atlântico e Pacífico.



Hidrografia


Os rios de maior curso da América Central desaguam no Caribe, enquanto os menores desaguam no Pacífico. Há três grandes lagos: Nicarágua, Manágua e Gatún.





Clima

A variação da temperatura é maior em relação à altitude do que à latitude. Distinguem-se três zonas climáticas principais: a chamada terra quente, que engloba regiões do nível do mar até a altitude de 910 m; a terra temperada, que abrange regiões de 915 m a 1.830 m; e a terra fria, que abrange regiões de até 3.050 m aproximadamente. As costas do Caribe têm um regime de chuvas bem distinto do da costa do Pacífico. A secura relativa das encostas do litoral do Pacífico se deve à presença de ar frio estável, produzido pela corrente fria da Califórnia, que impede a absorção do vapor da água, reduzindo as possibilidades de precipitação. Já os efeitos da água temperada do mar do Caribe permitem que o ar absorva a umidade, que é transportada pelos ventos do leste.

Vegetação

As terras baixas da floresta tropical das costas do Caribe e do Pacífico assemelham-se ás selvas ou florestas tropicais da América do Sul. A vegetação apresenta semelhanças com a da América do Norte, com altitudes entre 1.000 metros e 1.600 metros, com florestas de pinheiros e carvalhos. Na Costa Rica, crescem arbustos semelhantes com os da Cordilheira dos Andes.

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. A removi meu comentário sem querer mas parabéns pelo blog. (first o anterior tb era meu :|)

    ResponderExcluir
  3. A removi meu comentário sem querer mas parabéns pelo blog. (first o anterior tb era meu :|)

    ResponderExcluir